BOMBA DE FUMAÇA

Ficha técnica

Fotografia externa | São José dos Campos | SP

Equipamento: Canon 1300D | Lente 50mm Yongnuo II

Props: Bomba de fumaça da Caruaru Fogos com cores diversas

Primeiro dia de testes com bomba de fumaça

Essa foi a primeira vez utilizando bombas de fumaça para fotografia, é uma técnica que gosto muito devido às texturas, cores e profundidade criados. Já havia feito alguns testes com fumaça em menor escala em fotografia gastronômica, usando vapers e incensos, os princípios de captura da imagem e iluminação são os mesmos independente da proporção.

Ao fotografar em um ambiente fechado usa-se uma luz, como um holofote, para iluminar a fumaça para que o sistema de foco possa encontrar o ponto certo, já que preferencialmente não devem haver outras luzes no local, posicionada atrás ou na lateral da fumaça, e uma luz proveniente do flash oposta à luz do holofote para capturar o movimento.

Fundos escuros destacam mais a fumaça clara, porém, ao usar bombas de fumaça que são mais densas, qualquer fundo que dialogue com a cor da fumaça ou a sua necessidade poderão ser usados e darão ótimos resultados. Caso esteja aprendendo recomendo o uso de incensos, eles são uma fonte constante de fumaça e possuem uma longa duração, que permitirá muitos shots antes de acabarem, além de serem bem acessíveis.

Ao configurar a câmera em fundos escuros a exposição deve ser escolhida de forma que o plano de fundo fique completamente preto, usando uma velocidade alta para capturar a fumaça com mais definição, usar uma velocidade baixa irá deixá-la borrada e sem nitidez. 

O ponto mais importante é que não pode haver vento vindo de ar condicionado, ventiladores ou qualquer outra coisa no ambiente aonde fotografar, inclusive seus próprios movimentos podem afetar a circulação de ar. No caso de ambientes externos, como testei, dar preferência por horários mais próximos do nascer do sol e locais mais baixos, é bom verificar a previsão do tempo um dia antes, por exemplo, o google mostra a velocidade do vento em cada hora do dia para a sua região, isso ajudará a se preparar caso pretenda fotografar em um local aberto, sem objetos ou paredes para quebrar o vento. Quanto mais vento menor é a previsibilidade da sua direção e mais difícil será fotografar.

Apesar do fluxo parecer aleatório, o comportamento da fumaça está sujeito a certos padrões, até certa altura, a fumaça sobe bem suavemente, em um ponto particular, a fumaça começa a tomar formas bizarras enquanto se mistura com o ar. Teste diferentes fontes de fumaça e observe seu comportamento para que possa saber como proceder em um ensaio com um ou mais modelos, dando as orientações corretas para uma foto melhor. 

Se achar que a fumaça está preenchendo pouco a cena use uma bomba de fumaça para preencher o fundo colocada no chão e uma na mão ou duas nas mãos, o que aumentará consideravelmente a quantidade dispersada.

O modelo que usamos de bomba de fumaça da empresa Caruaru tem uma durabilidade curta, cerca de 30 segundos, embora o vendedor tenha falado 60 segundos, com uma baixa dispersão de fumaça, custando R$7,00 por unidade. O clima durante os testes não colaborou, o vento estava a uma velocidade alta o que gerava uma rápida dispersão da fumaça no ar. As fotos tiradas abaixo são do ápice da dispersão delas logo no começo, com cerca de 5 segundos após acesos. Sol entre 8hr e 9hr.

Recomenda-se ter muito cuidado ao usar bombas de fumaça devido à sua temperatura elevada, o corpo das utilizadas no teste é produzido em uma liga de celulose, como papelão duro assim como dos fogos de artifício, por isso propaga pouco a temperatura, mas ao acender o pavil poderá gerar queimaduras, ou no local de saída da fumaça caso aponte para objetos ou pessoas. Lembre-se sempre de descartar corretamente as embalagens após o uso em ambientes externos e não insistir caso a bomba de fumaça não acenda, descarte e use outra. Pela duração das bombas recomendaria ter pelo menos seis bombas de fumaça por ensaio. Lembre-se que elas podem manchar as roupas se mantidas muito próximas, o que atrapalharia o restante do ensaio, por isso sempre deixe uma troca de figurino na reserva para eventualidades.

error:
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?